Extrato do espetáculo "Um FAX pra Colombo", de Denise Stocklos:

Começa com a mímica de uma mosca voando, Denise a mata, a come, a cospe. E diz:

"Tem gosto da necessidade de transformação. Dizem que em boca fechada não entra mosca. Eu quero a minha boca bem aberta, para falar sempre o que eu reflito, e para que entrem todas as moscas, pois entrego o meu organismo vivo para digerí-las e assim transformá-las...
(...)

Isso é teatro político? Redundância. Tudo é político: de quem você aceita seu pagamento mensal, o que você propaga com a sua atitude corporal, o que você faz com a sua voz...
"

e por aí vai... e por aí vamos!!

Pesquisar neste blog

Sobre o Plano de Saneamento de Teresópolis - ACOMPANHE!


Fotos: Zé Waitz

Adacto Ottoni colabora:

"Se no sistema de tratamento de esgotos de tempo seco for utilizando as UTR's, ou seja, as Estações de Tratamento de Rio, eu não considero uma opção adequada, pois esta solução atua na consequência do problema, e não na sua origem.

Apresento "Unidades de Tratamento de Rio - questionamentos", um artigo que escrevi sobre o assunto, questionando as UTR's e sugerindo outras soluções mais baratas e com muito mais sustentabilidade ambiental para a revitalização real dos rios. Veja o artigo clicando aqui e baixando o arquivo "Unidades de Tratamento de Rio questionamentos.doc" ."


Esclarecimentos, por David Miller:

O Plano de Saneamento foi feito pela CEDAE e/ou o governo Petto. Em resumo, está propondo um projeto de "tratamento de esgoto" que vai utilizar, no mínimo, 2 conceitos questionáveis:

1) o tratamento do esgoto já despejado nos rios, ao invés de coletar e tratar o esgoto quando ele sai das casas O que admite a continuação dos problemas que o esgoto causa nos bairros onde é gerado (valas negras, contaminação dos rios e córregos, proliferação de ratos e insetos etc.)

2) a coleta deste esgoto nos rios através do sistema "tempo seco", o que significa, tratar uma relativamente grande parte da água do rio quando não tem chuva, e quase nada quando tem chuva (que é o caso na maior parte do ano em Teresópolis).

É possível que este Plano pode ser utilizado em parte, ou temporariamente, através da construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) propostas, mas com um prazo incluido no contrato da concessão que define quando estas ETEs vão receber esgoto diretamente dos bairros em vezes de tratar a água dos rios - quer dizer, uma estação está construida em 2010 para captar e tratar a água do Cõrrego Meudom, mas durante os próximos 5 anos a empresa constroi a rede de esgoto para os bairros desta bacia (principalmente São Pedro e Meudom), e em 2015 a ETE é adaptada para tratar o esgoto desta rede e pára de tratar o rio. Assim, sim, pode dizer que tem saneamento para estes bairros, e não somente o tratamento do esgoto que estes bairros jogavam no rio.

Acho que seria útil organizar reuniões das pessoas que tem idéias e opiniões sobre este assunto, para levantar este e outros aspectos da concessão do serviço de água e esgoto em Teresópolis. É possível que vai ter uma Audiência Pública sobre esta concessão dentro dos próximos meses, e que o Ministério Público vai permitir a população a contribuir com suas idéias sobre como deve ser o contrato da concessão e seu acompanhamento pela comunidade, e seria útil se já temos algumas idéias formadas até lá. Quem se interesse por acompanhar e participar deste tema, é só escrever para terrazopolis2@yahoo.com (David Miller).
.
Clique aqui e baixe o arquivo "Proj Saneamento for web.zip" para ver o projeto proposto pela CEDAE.

Criamos blogs para falar sobre o Plano de Saneamento de Teresópolis.
Clique na figura!


Nenhum comentário: